sábado, 28 de fevereiro de 2009

Fred vem aí. Agora é só arrumar a casa para o ressurgimento do Fluzão!

.




.
Com a chegada do Fred pelo menos uma das dúvidas cruéis do René Simões será dissipada. Sua titularidade é inquestionável, mesmo se ele se apresentar fora de forma. Centro-avante nato, habilidoso e que sabe como ninguém colocar a bola nas redes.
.
O time ganhará também alguém com capacidade de fazer gol de cabeça, fato inexistente desde a saída do Washington, pois o que temos visto até agora são as presenças insistentes e inócuas de Luiz Alberto e Edcarlos em todas as jogadas de bolas paradas. Se já não são tão bons, principalmente o Edcarlos, para salvar as bolas na área do Flu, imaginem atacando. Fahel que o diga. Enquanto isso, René nada vê, ou se vê nada faz para melhorar.
.
Outra grande vantagem é que com a chegada do Fred a torcida tricolor ficará definitivamente livre da presença de Roger, apesar de na maior cara de pau, ele já ter declarado por diversas vezes que o Fred vai chegar para disputar a posição. Pode até ser que aconteça uma aberração dessas, mas com certeza a disputa não será com o Roger, que no fundo foi uma tremenda jogada dos espertos dirigentes do genérico paulista e como sempre "engolida" por aqueles que infelizmente decidem o destino de nosso querido Tricolor.
.
O Fluminense poderá agora ser escalado com Fred como centro-avante e Everton Santos ou Leandro Amaral completando a dupla de ataque. No momento atual Everton está melhor, mas nada impede que com o treinamento adequado Leandro recupere a sua velha forma e volte a ser titular, pois uma coisa é jogar ao lado do Roger, outra com o Fred. Maicon e Alan serão boas opções para substituir o Fred em seus impedimentos.
.
O meio campo não poderá ser outro que aquele formado por Conca e Thiago Neves. No decorrer das partidas, o Tartá deverá ser aproveitado aos poucos, de modo que o time esteja preparado para a saída do Thiago no segundo semestre.
.
Dos volantes existentes, não me agrada a titularidade do Fabinho, embora muitos tricolores têm me contestado com frequência. Alegam eles que Fabinho tem garra, joga sério e não foge do pau.
.
Sob esse aspecto, até que eles têm razão. Mas futebol não é boxe. Disciplina e aplicação são fundamentais, mas quando falta o talento a coisa não funciona. A habilidade para dominar a bola e executar passes precisos é atributo que ele não possui. Vejam os times que mais fazem sucesso no momento: o Cruzeiro tem Fabrício e Ramires; o genérico mais poderoso tem Hernanes e Jean, com Arouca na reserva; o Palmeiras tem o Diego Souza e aquela equipe quase imbatível, campeã de 1984, tinha Jandir e Deley. E não devemos nos esquecer de como perdemos a Libertadores, justamente por falhas de um volante cabeça de agre e defenestrado tardiamente.
.
Creio que estaríamos mais bem servidos com o Wellington Monteiro, volante de origem, ao qual nunca foi dada uma oportunidade em sua real posição, ou até mesmo o Romeu, que vez por outra faz um gol de fora da área. Mas se for para voltar com o Jailton, o melhor é deixar o Fabinho mesmo.
.
Diguinho dos males é o menor. Não vejo no elenco ninguém melhor que ele na posição. Só é preciso que a comissão técnica o prepare física e tecnicamente ao nível que se apresentava no Botafogo.
.
Outro cuja titularidade deve ser contestada é o Edcarlos. Provavelmente a zaga com Luiz Alberto e Cássio funcione melhor, pelo menos nas duas oportunidades que teve Cássio mostrou futebol superior. O problema é que o René parece ter medo de escalar jovens valores.
.
O mesmo se aplica à lateral esquerda. Leandro precisa urgentemente de uma reciclagem para ver se consegue recuperar a forma anterior. Enquanto isso, uma oportunidade deveria ser dada ao João Paulo.
.
Na lateral direita, não tem jeito mesmo. Só temos o Mariano. Ou o treinamos de forma adequada ou teremos que contratar outro lateral, a menos que exista alguém escondido nos juniores.
.
Goleiro, só temos um, então não existe alternativa.
.
Julgo que esse time poderá dar caldo tanto na Taça Rio como na Copa do Brasil. Mas aí vem a pergunta que não quer calar: Seria René o técnico ideal para essa transformação? Grande parte da torcida acha que não e alguns já começam a manifestar sua descrença dos treinos, exibindo faixas exigindo sua substituição.
.
.
.
E você tricolor, o que acha?
.

----------------------------------------------------------------------------------

.
EMPRÉSTIMOS DE ATLETAS
.
Muito boa a política adotada pelo clube de emprestar várias promessas que estouraram a idade para jogar nos juniores, com o objetivo de ganhar experiência. Até que enfim uma ação positiva com relação às revelações de Xerém.
.
O goleiro Kléver foi para o Londrina, a dupla de zagueiros Sandro e Anderson para o Ituano, o volante Fernando para o Boavista e os meias Felipe e Noel para o Tupi.
.
Sandro e Anderson tiveram algumas oportunidades na equipe titular e também o Fernando, que poderá ser observado melhor quando do jogo com o Boavista pela Taça Rio.
.
Outro que me causou excelente impressão foi o Noel, quando disputou uma Taça São Paulo atuando de lateral esquerdo. Jogador forte e com chute potente. A deficiência era a estatura baixa, pode ter crescido com a idade. Quem sabe não estará aí uma solução futura para a lateral esquerda se o João Paulo não vingar?
.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Botafogo 1 x 0 Fluminense. Está ficando chato demais.

.
É isso mesmo, muito chato. A torcida tricolor não aguenta mais ver o Fluminense perder seguidas decisões para times, que apesar de formados por jogadores menos habilidosos, desenvolvem melhor futebol.
.
Depois das eliminações, as desculpas e justificativas de sempre. “O time não jogou bem”, “afunilamos as jogadas”, “alongamos os passes”, “perdemos com um gol conhecido” e outras baboseiras.
.
Por que será que isso acontece, onde estaria o calcanhar de Aquiles? A resposta é simples para aqueles que têm acompanhado a trajetória do Tricolor nesses últimos anos.
.
Elencos mal formados com contratações muitas vezes feitas mais pela competência ou influência de empresários matreiros, geralmente capitaneados por técnicos razoáveis, sem sequer terem obtidos algum título de expressão em seus currículos. A verdade verdadeira é que depois da passagem do Abel o Fluminense carece de um treinador vencedor, que saiba colocar a equipe para jogar e não se limite a escalar os mesmos atletas, independentemente de seus rendimentos.
.
René declarou ter perdido com um gol de jogada conhecida, exaustivamente treinada durante a semana. Se essa era a jogada mortal do adversário, por que não notou a deficiência da defesa? Por que será que não viu que o Edcarlos não tem estatura nem impulsão suficientes para evitá-la? Se tivesse tido um pouquinho de perspicácia, teria percebido que o nosso zagueiro costuma saltar de costas para o adversário, deficiência primária para um jogador de clube de primeira linha.
.
E foi justamente o que aconteceu. De costas para o ataque alvinegro, nosso bravo Edcarlos não notou o deslocamento do Fahel, só percebendo sua presença quando do sutil empurrão em suas costas e aí já era tarde demais.
.
A Comissão Técnica deveria ter a obrigação de atentar para esses detalhes durante os treinamentos, pois não foi a primeira vez que o Edcarlos saltou de costas para os adversários.
.
Aliás, após dois meses de trabalho, incluindo-se aí uma pré-temporada, nove jogos oficiais e um amistoso, o time ainda é um bando. É inconcebível que um meio campo formado por Conca e Thiago Neves não consiga desenvolver seu futebol. No mesmo período, o Ney Franco pinçou jogadores baratos e montou uma equipe que roda em harmonia. É um fato que precisa de reflexão por parte de nossa diretoria.
.
Outro ponto que não pode passar despercebido é o conjunto de "reforços" recomendados ou aceitos pelo René, alguns dos quais não servem nem para compor o banco de reservas. Jailton, Leandro Domingues, Leandro Bonfim, Marquinho, Mariano e Roger contratados como reforços, só pode ser incompetência declarada ou brincadeira de mau gosto. O resultado é que o Fabinho voltou a ser titular absoluto, o que não deixa de ser uma heresia.
.
Esse blog sente-se a cavaleiro para emitir essa opinião porque desde a época das anunciadas contratações, em postagem de 07/01/2001, já havia comentado sobre a ineficiência das mesmas. Era pule de dez: não deu outra.
.
Das contratações efetuadas, só consigo livrar a cara do René em três: Diguinho, Leandro e Leandro Amaral, que vinham de boas apresentações em suas equipes anteriores. A causa de não estarem jogando bem precisa ser apurada. Preparo físico inadequado, deficiência de esquema tático?
.
A realidade é que os resultados obtidos no ano deixaram a desejar: em nove jogos oficiais, três derrotas e quatro vitórias, ou seja rendimento de 51,8%, insuficiente para a conquista de qualquer título. E ainda com o agravante da equipe ter enfrentado apenas dois clássicos e sete partidas babas.
.
René terá que repensar seu trabalho. Cássio já merece uma oportunidade no lugar do Edcarlos. Diguinho e Leandro estão precisando de um período de treinos especiais juntamente com o Roger, que deve permanecer um bom tempo nessa condição. Wellington Monteiro, Leandro Domingues ou Leandro Bonfim poderiam ser testados como volantes, enquanto o Diguinho não recupera sua forma.
.
Só assim, poderemos ter algum sucesso na Taça Rio e nos primeiros jogos da Copa do Brasil. Depois, só mesmo se o Fred chegar para resolver o problema crônico dos arremates em gol. Fora disso, ficaremos mais um ano a ver navios.
.
Força e paciência, Torcida Tricolor!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Nacional 1 x 0 Fluminense. É o começo da caminhada para o bi!

.
Foi um jogo difícil, campo ruim, adversários violentos e mal intencionados e um juiz convivente com toda essa violência.
.
Acho que já está mais do que na hora da CBF escalar árbitros de primeira linha para esses jogos da Copa do Brasil no nordeste. Os caras de lá confundem virilidade com deslealdade e baixam o cipó, na maior parte das vezes contando com o beneplácito de "vossas senhorias".
.
Se quiserem manter esses sopradores de apito nesses jogos, talvez a solução seja a mudança do regulamento, suprimindo o item que elimina o mandante que perder por diferença igual ou maior que dois gols. Assim, com a viagem garantida para o Rio de Janeiro, São Paulo e outras capitais talvez procurassem apenas jogar bola, abandonado a deslealdade.
.
Quanto ao time em si, FH foi um espectador privilegiado. Mariano esteve um pouco acanhado, mas não chegou a comprometer. Achei a zaga insegura, talvez pela presença "daqueles volantes".
.
Thiago Neves, bem enquanto teve fôlego. Conca já entrou sem fôlego. Alguém precisa questionar os métodos de preparação física que estão sendo adotados, pois já houve tempo mais do que suficiente para os atletas entrarem em forma.
.
Leandro continua perdido em campo. Está longe daquele belo lateral que atuava pelo Palmeiras.
Tartá necessita treinamento especial. É inegável sua habilidade, entretanto, a maioria de suas jogadas não surtem o efeito desejado, precisa soltar a bola com maior rapidez.
.
Boa a manutenção do Éverton. Demonstra evolução, com bom preparo físico e velocidade. Deverá fazer uma boa dupla com o Fred. Se o René promover um rodízio entre ele e Leandro Amaral, o Fluminense terá sempre um segundo atacante descansado e veloz. Pode ser uma boa no futuro.
.
Romeu jogou o seu feijão com arroz, mais arroz do que feijão. Fabinho, como sempre, balançou os braços e correu para todos os lados sem muita noção. Não consigo entender como o René o considera titular absoluto. Gostaria de ver o Wellington Monteiro ou até mesmo o Cássio jogando de volante.
.
A propósito, quem viu o jogo da LDU com o Palmeiras deve ter ficado com uma ponta de frustração ao ver o Urrutia, enquanto temos Fabinho, Jailton e Romeu. Que dureza!
.
Não concordo com as críticas veementes de alguns, tricolores ou não, quanto à pseudo apatia do time. Quem seria imbecil de arriscar suas canelas contra um bando de bestas espumando pela goela e chutando para todos os lados? Aposto que no Maracanã veremos uma sonora goleada.
.
Agora temos que nos preparar e eliminar o Botafogo, caso contrário o Flamengo vencerá a Taça Guanabara já que esse chororô é freguês de caderno da urubuzada.
.
DÁ-LHE FLUZÃO!
.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Fluminense 4 x 0 Tigres. Chegou a hora do urubu!

. Everton Santos finalmente desencantou
.

Beleza, Fluzão. Uma grande atuação e a obtenção de uma classificação quase impossível. É certo que o sobrenatural ajudou nessas últimas rodadas, principalmente nos tropeços dos adversários diretos. Mas será sempre assim: se fizermos a nossa parte os pequenos se comem entre si.
.
Muito boa a entrada do Everton, finalmente conseguiu deslanchar e fazer uma boa apresentação. Melhor ainda porque foi no lugar do Roger, que há muito já deveria ter sido substituído. Se mantiver a pegada poderá revezar-se com o Leandro Amaral quando o Fred chegar, se ele realmente vier.
.
Parabéns ao René que está começando a enxergar melhor as opções que tem no elenco. Há várias semanas, foi insistentemente avisado de que a equipe pecava porque tinha uma espinha dorsal inoperante: Jailton, Leandro Domingues e Roger.
.
Parece que agora ele se convenceu que com eles não dá. Precisa se convencer ainda que o Fabinho é um jogador nulo e que os demais jogadores se desgastam mais com ele em campo. Existem no elenco melhores opções para a posição de volante: Leandro Bonfim, Romeu, Wellington Monteiro e até mesmo o Leandro Domingues. Se quiser ousar mais, pode manter o Cássio, formando a defesa com três zagueiros. Em suma: qualquer solução é melhor que a manutenção do Fabinho.
.
O jogo foi tranquilo, um pouco nervoso no início devido à necessidade de golear e ainda contar com a ajuda do Resende. Só essa combinação asseguraria a vaga na semifinal, pois é grande a probabilidade do bacalhau recuperar os pontos. Os juízes terão que ser muito machos para desclassificar o Vasco e beneficiar um time de menor tradição.
.
Gostei da entrada do Everton. Aliás, gostei mais da saída do Roger que até agora não mostrou nada de útil. Curioso é que o René perdeu a paciência justamente no jogo em que ele estava se movimentando melhor. O passe para o Thiago Neves foi muito bom e poderia ter sido o início da goleada.
.
Voltando ao Everton, apresentou boa movimentação, deu a velocidade que estava faltando ao ataque, além dos arremates certeiros. Esse blog que sempre o criticou, dessa vez tira o chapéu para enaltecer sua grande atuação. Que continue assim.
.
Thiago Neves foi bem enquanto aguentou. Ainda está fora de ritmo e precisa de melhor condicionamento físico. Conca é outro que fica extenuado no decorrer das partidas. Talvez devesse ser poupado da viagem de quarta-feira. Tartá poderá dar conta do recado. Se não der, ainda teremos o jogo da volta. O importante no momento é eliminar o urubu no sábado de Carnaval.
.
No mais a equipe andou bem, até o Fabinho com seu jeito de boneco desengonçado não chegou a comprometer, embora tenha sobrecarregado os companheiros de defesa, sempre com um olho nele e outro nos atacantes adversários. Contra Americano e Tigres funcionou, mas contra os grandes pode ser que não dê. Preste atenção René!
.
Agora só nos resta lotar o Maracanã e incentivar o Fluzão a detonar o urubu.
.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

DEU NO DIA: FH PODE SER SUSPENSO.

.
É galera tricolor, já que nem a diretoria, patrocinador e muito menos os treinadores que por lá passam conseguem enxergar o óbvio, quem sabe o sr. André Valentim não venha a fazer algo em prol do Fluminense?
...
O problema é que nem Ricardo Berna e muito menos o Rafael, contratado recentemente, reunem condições para a titularidade do Fluminense.
.
Eis a íntegra da notícia:
..ia:




14/02/2009 01:10:00 FH na mira do STJD
Raphael Roque

Rio - Apesar de visivelmente contrariado, o técnico René Simões perdoou a Fernando Henrique pela agressão que resultou no pênalti infantil cometido contra o Americano, mas o goleiro do Fluminense não deve escapar da mira do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação do Rio (TJD-RJ). O procurador André Valentim solicitou as imagens da partida para análise e dirá na segunda-feira se apresentará ou não denúncia contra o jogador.

.

No lance do pênalti, Fernando Henrique acertou um soco em Siller, flagrado pelo árbitro, que lhe deu apenas cartão amarelo. Caso seja denunciado por agressão física, incluso no artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o goleiro pode pegar de 120 a 540 dias de suspensão. Mesmo com a pena mínima, ele poderia ficar fora do restante do Estadual, da Copa do Brasil, e de parte do Brasileiro.

Ontem, Fernando Henrique teve uma longa conversa com René Simões, que deixou clara a insatisfação com o episódio. “É um goleiro experiente, que já esteve na Seleção. Não pode ter esse desequilíbrio, que poderia ter nos custado caro. A situação foi gravíssima”, avaliou.
.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Americano 1 x 2 Fluminense. O sobrenatural está ajudando!

.

.......Foi só o primeiro. Te cuida Urubu, o creu está de volta!
.
.
Antes só 6% de chances. Agora basta que o Americano não vença o Resende e o Fluzão ganhe do Tigres por uma diferença razoável. Para isso, entretanto, será preciso que joguemos com alguém que saiba fazer gols, qualidade que certamente não está presente no Roger.
.
Tenho plena convicção que ele só permanece como titular porque o René não quer dar o braço a torcer. Realmente, concordar com sua vinda para o clube, dispensando atacantes que, mesmo não sendo grandes craques, são bem superiores é passar um atestado de estar completamente por fora do cenário nacional. Talvez a única chance da torcida tricolor seja a vinda do Fred, porque se ela se concretizar não há como manter o Roger no time.
.
O jogo em si tinha tudo para ser tranquilo, com o Tricolor imprimindo um ritmo forte desde o início. As jogadas pelas laterais foram mais efetivas do que nas partidas anteriores, certamente pela presença de um lateral de ofício no lugar de adaptações ineficientes.
.
O Americano tentou se segurar na base das faltas, muitas faltas, até que numa delas Thiago Neves mostrou sua categoria e abriu o placar.
/
Com o passar do tempo, o Fluminense diminuiu a marcha e permitiu que o adversário se soltasse um pouco mais, embora sem muita criatividade.
/
Preocupantes foram as declarações do Thiago Neves no intervalo, dizendo que para o segundo tempo o time iria se fechar mais e tentar os contra-ataques. Parece que o René concordou com essa tática suicida, o que fez com que o Americano viesse com tudo para cima de nós. Alguns chutes perigosos de fora da área, defendidos por FH e o eterno roer de unhas quando o Fabinho tinha a bola e tentava sair para o jogo. O resultado não podia ser outro: muito sufoco e pouco futebol.
.
Mesmo assim o jogo era morno. O Americano embora atacasse mais, não mostrava qualidade para conseguir o empate. Só mesmo numa jogada fortuita. E não é que ela apareceu pela imprudência, falta de categoria, maluquice, sabe-se lá o que do nosso famigerado goleiro?
,
Após ter afastado um cruzamento acertadamente para o lado, o ameba resolveu sem mais nem menos dar um soco no atacante do Americano, dentro da área e com a bola em jogo. O juiz pertinho do lance não teve dúvidas, marcou o penalti e, talvez por pena do tresloucado, não o expulsou pela agressão, limitando-se a adverti-lo com o cartão amarelo.
.
A cobrança foi outra demonstração de falta de categoria, pois o nosso “fabuloso goleiro” deveria saber que atleta de time pequeno só bate pênalti no meio do gol. Ainda assim, do mesmo modo que tinha feito contra o Duque de Caxias, pulou para um dos lados como uma borboleta desvairada e a bola entrou calmamente.
.
A partir daí, desespero total: a vaca mais uma vez indo para o brejo por um lance bizarro. O destino, o sobrenatural ou qualquer outra força do além se apiedou daquele que se acha o tal e fez com que o Paulo Henrique tentasse uma bicicleta justamente em cima do FH. Falta e, dentro da área, penalti. Gol do Conca e continuamos com chance.
.
Ao final, FH declarou que Deus o havia coroado com o perdão e que por isso estava tudo bem.
.
Não está nada bem. Um clube do porte do Fluminense não pode ficar a mercê dos ataques de apoplexia de seu goleiro titular. Em seis jogos, dois penaltis incríveis, o primeiro que custou a derrota para o Duque de Caxias e o de ontem, que poderia ter acabado de vez com as possibilidades na Taça Guanabara. Só a diretoria não vê. FH pode ficar no clube apenas para completar elenco, como titular absoluto é uma temeridade.
.
Gostei da estreia do Cássio. Bom zagueiro, se mantiver a regularidade deve ser titular em breve. Embora não seja apreciador do esquema com três zagueiros, para nos livrar do Fabinho, talvez seja uma boa opção.
.
Diguinho provou que tem que ser titular, mesmo fora das condições físicas ideais. Xô, Jailton!
.
Mais uma constatação: o preparo físico está deficiente. O que estará havendo com a equipe de preparadores físicos?
.
Torçamos agora para que o Resende apronte para cima do Americano para que possamos nos classificar, porque não devemos contar com os pontos perdidos pelo Vasco. Há que se ter em mente o fato de que os STJD’s brasileiros adoram contrariar as decisões de primeira instância. Sempre foi assim, geralmente reformulando as decisões para penas brandas. Parece ser algo ligado aos egos dos magistrados.
.
Domingo, todos contra o Tigres. Sua presença, tricolor, será fundamental. DÁ-LHE FLUZÃO!
.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Fluminense 0 x 0 Vasco. E a vaca está quase no brejo!

.
Continua grassando a incompetência na comissão técnica tricolor. O resultado é o que já se previa. Eliminação precoce de um campeonato numa chave que só tem time fraco.
.
O Papanatas René até que se ligou um pouco. Deve ter ouvido o clamor da torcida e afastou o inoperante Jailton. Em compensação, provavelmente por pane em um de seus neurônios, nos trouxe de volta a figura dantesca do Fabinho. E justamente o Fabinho foi o escolhiodo pelo destino para sacramentar a vitória tricolor nos últimos minutos. Decepção total: chutou a bola açucarada para as arquibancadas e eliminou as possibilidades do Fluminense chegar as semifinais.
.
No primeiro tempo, foi o Roger que perdeu um gol cara a cara com o goleiro. O que foi aquilo? Até agora não consegui entender o que ele fez ou tentou fazer.
.
A insistência do René com esse rapaz é coisa que não dá para entender. Roger não joga nada. Não sabe matar uma bola, não sabe fazer o pivô, não sabe chutar e não tem a mínima noção de espaço, pois quase sempre está em posição de impedimento. Aliás já havia alertado para sua nulidade antes mesmo de ser efetivada sua contratação. Torçamos para que a negociação com o Fred chegue a bom termo, pois só assim nos livraremos dessa tranqueira, do mesmo modo que o retorno do Thiago Neves nos livrou da imbecilidade de jogar com três volantes.
.
Aos poucos, bem devagarinho o René vai assimilando melhor. Conseguiu enxergar que o Wellington Monteiro como lateral não dá. Acaba queimando um volante que é muito melhor que Jailton e Fabinho juntos. Ao substituir o Thiago Neves por cansaço excessivo, o fez pelo Tartá, outro meia habilidoso, o que talvez seja uma sinalização de que aprendeu que time com três volantes não ganha de ninguém. Não levou sorte porque o Tartá não jogou bem, mas pelo menos valeu a tentativa.
.
Não dá para saber se o Mariano será a solução. Jogou poucos minutos. Vamos aguardar. Uma coisa, porém, é certa: se não vingar o René terá que arranjar outro jogador para a posição, nem que seja o dos juniores.
.
Não concordo com as críticas exacerbadas a Leandro Amaral. Julgo-as exageradas, pois ninguém pode jogar bem ao lado de um centro-avante inócuo como o Roger. No clássico de domingo uma única jogada sua produziu um passe perfeito, infelizmente mais uma vez desperdiçado.
.
Após as bobagens cometidas contra o Duque de Caxias, descartei considerar o René como técnico inteligente. Inteligente ele é como pessoa, mas como treinador seu raciocínio é muito lento, além de ter mais acerbada a teimosia inerente aos técnicos profissionais.
.
Gostaria que fosse substituído, mas ao ouvir notícias de que o Celso Barros estaria cogitando a volta do Renato, voltei atrás e passei a desejar veementemente a permanência do René.
.
A pergunta que martela minha cabeça dia e noite é por que será que ninguém na diretoria do nosso Fluminense consegue vislumbrar a contratação de um técnico de ponta. Após a saída do Abel, só tivemos barangas. É duro ser tricolor!
.
Só nos resta agora aguardar a início do Copa do Brasil e a Taça Rio. Até lá uma nova preparação deveria ser iniciada, porque até aqui a pré temporada não serviu para nada.
.
IMPOSSÍVEL AGUENTAR ROGER, FABINHO, JAILTON E OUTRAS MALAS!
.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Duque de Caxias 3 x2 Fluminense. Mancada homérica do René Simões!

.
Dessa vez não se pode e nem se deve por a culpa nos jogadores. Mesmo os mais medíocres e limitados estão isentos de qualquer responsabilidade pela derrota acachapante, que praticamente alijou o Tricolor da disputa da Taça Guanabara.
.
O único responsável pela debacle foi o René Simões. Misto de psicólogo e reencarnação do espírito de Malba Tahan, o contador de histórias dessa vez exagerou. Mostrou o quanto são deficientes seus métodos de trabalho e sagacidade para fazer uma equipe rodar.
.
É certo que o plantel tem suas deficiências, além de alguns atletas nitidamente fora de suas formas ideais. Mas é certo também que a maioria dos "reforços" contratados o foram por indicação ou pelo menos com o aval do técnico.
.
Quem recomenda a contratação de jogadores do nível de Jailton, Roger, Leandro Domingues, Marquinho, Leandro Bonfim e Mariano passa um atestado de que não acompanhou os últimos campeonatos nacionais. Em suma: está totalmente por fora ou realmente não entende do riscado.
.
O time atual do Fluminense não tem padrão de jogo, mesmo após quarenta dias de treinamento. A defesa nunca está posicionada corretamente. O meio campo, cheio de volantes, não consegue armar jogadas agudas. Pobre do Conca, que tem que se virar sozinho. Tartá, que poderia ser uma solução, nunca é escalado ao lado do argentino para ajudá-lo na criatividade. Jogadores medíocres dispensados por seus clubes anteriores têm vagas cativas em detrimento de outros mais habilidosos e em melhor forma.
.
Já estou desconfiado de que o bom desempenho no final do Brasileirão do ano passado foi devido ao entrosamento já existente. Nessa hora, as preleções psicológicas e historinhas do mundo árabe até que serviram para levantar o moral dos atletas, cabisbaixos depois da perda da Libertadores.
.
Na noite de ontem, porém, nosso técnico se superou. Assumiu a síndrome dos dois neurônios e pôs os pés pelas mãos.
.
Além de escalar mal, fez três substituições catastróficas. Tartá é uma unanimidade tanto para a torcida como para a crônica esportiva. Todos julgam que merece uma chance de ser titular. Mas no lugar do Conca? O que terá passado na cabeça do treinador?
.
Penso que evita colocar os dois juntos no meio campo para não evidenciar que os Leandros, Domingues e Bonfim, seus queridinhos não podem figurar entre os titulares. Se for essa a estratégia, de nada adiantou, pois com o retorno do Thiago Neves esse dois irão dançar do time titular.
.
A insistência com Leandro Domingues está se tornando irritante. Ontem errou tudo: perdeu um gol cara a cara com o goleiro, tentando encobri-lo sem ter habilidade para tal, foi "driblado" dentro da área por uma poça d'água e errou todas as cobranças de bola parada, fossem escanteios ou faltas laterais, a última das quais propiciou o contra-ataque que culminou com o terceiro gol dos adversários.
.
René colocou Romeu em campo, visivelmente fora de forma, pois nem da pré-temporada participou. Inexplicavelmente o sacrificado mais uma vez foi o Diguinho, continuando em campo o inócuo Jailton. Começo a notar uma ponta de má vontade para com o Diguinho.
.
Resumindo: René desmantelou o meio campo de um time que jogava tranquilo, sem quase ser ameaçado pelo oponente. O Fluminense poderia ter saído de campo com uma vantagem de três ou quatro gols e acabou perdendo.
.
Ao final do jogo declarou não ter o que dizer após levar uma virada do Duque de Caxias, limitando-se a afirmar que não gostou.
.
Nós torcedores também não gostamos e não entendemos como um time que ganha de 2 x 0 do lanterna do campeonato se expõe a três contra-ataques mortais. A realidade é que está faltando técnico.
.
O "contador de histórias", orgulhoso de suas tiradas de escritor, deveria escrever um novo livro, cujo título só poderia ser: " Como entregar um jogo ganho em quinze minutos". Certamente iria servir como um manual para que novos técnicos não cometessem tantas asneiras.
.
O fato é que René se perdeu de vez. Virou o Dr. Papanatas. Mexe no time por mexer, mantendo intocáveis seus protegidos, numa demonstração cabal de que não quer dar o braço a torcer, reconhecendo que fez péssimas indicações para serem contratadas. Deveria ter a hombridade de reconhecer o erro e barrar Jailton, Roger e os dois Leandros, Domingues e Bonfim.
.
Até que a diretoria se esforça para reforçar o time. O patrocinador coloca rios de dinheiro. Pecam, no entanto, ao deixaram técnicos super centralizadores colocarem tudo a perder. Espero sinceramente que pelo menos dessa vez não demorem tanto a constatar que René não é cara. Sua substituição tem que ser imediata.
.
Sobre o jogo em si, nada a comentar. As lambanças dos jogadores, principalmente o penalti desnecessário, ficam diminuidas face aos erros grosseiros do técnico.
.
Algumas máximas para o Dr. Papanatas refletir, enquanto estiver como técnico do Fluzão:
.
......1. Jailton não pode ser titular. Pensando bem, nem reserva.
.
......2. Insistir em escalar Wellington Monteiro como lateral é insanidade. Melhor seria colocá-lo com volante, sua real posição, no lugar do Jailton.
.
......3. Roger não joga nada. Fez um gol que qualquer velhinha de bengala faria. O outro foi contra. Perdeu dois "feitos" de maneira bisonha.
.
......4. Se Landro Domingues fosse bom estaria no Cruzeiro.
.
......5. Diguinho é o melhor volante do elenco. Não pode ser barrado por ninguém do plantel, mesmo que apadrinhado.
.
......6. Fabinho não existe.
.
......7. E finalmente, vê se aprende: NO CAMPEONATO DO RIO DE JANEIRO, ESCALAÇÕES COM TRÊS VOLANTES NÃO GANHAM DE TIME PEQUENO.
.
Tá feia a coisa. René pede para sair!
.
------------------------------------------------------------------
.
Com a entrada de Thiago Neves, devemos nos livrar de um volante, a menos que o Dr. Papanatas barre o Conca!
.
--------------------------------------------------------------------
.
Notícias dão conta de que o Fred ainda pode vir. Melhor que sua vinda será a saída do Roger do time titular.
.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Fluminense 3 x 0 Resende. Dá-lhe Fluzão!

.
Depois de um tremendo sufoco, com os tricolores quase morrendo de tanto se esguelhar, até que acabou sendo uma vitória fácil. Não pelos méritos do René, que ainda perdido, continuou a escalar a equipe de maneira confusa.
.
De positivo, só a substituição do Leandro Domingues. Mesmo não sendo a oitava maravilha do mundo, o desempenho superior do Leandro Bonfim deverá afastar definitivamente seu xará do time principal. Com a chegada do Thiago Neves, creio que a torcida se livrará de vez desse volante que nada acrescenta. Devolvê-lo ao Cruzeiro seria a melhor opção.
.
Para o treinador, Jailton continua sendo o "rei do pedaço". Não importa quantas falhas, quantos passes errados, quantos contra-ataques proporcionados, o defenestrado rubro-negro continua firme no time principal para desespero daqueles que acompanham e têm visão do bom futebol. Essa de barrar o Diguinho para mantê-lo do time é dose para elefante.
.
O que dizer de Roger? Continua o mesmo, ruim e sem preparo físico. Estava quase morto ao final do jogo. Enquanto isso Tartá e Maicon continuam amargando o banco de reservas, só sendo chamados a intervir quando a "vaca está a um passo de ir para o brejo". Nem sempre vai dar para salvar. Abra o olho René.
.
Belíssima cobrança de falta pelo Leandro Bonfim. Jogou melhor que o seu Xará e tomara continue no time.
.
Wellington Monteiro como lateral é um risco frequente. Melhor seria colocá-lo no lugar do Jailton, já que o René parece não gostar dos demais volantes e tentar outro lateral.
.
Thiago Neves está voltando, o que deverá acabar com o reinado estranho do Domingues.
.
De qualquer modo valeu pela vitória, pelos três pontos e pela dinâmica imposta pela molecada tricolor.
.
É isso aí, René. Espero que quebres a cabeça para montar essa defesa direito, com cada um posicionado corretamente.
.

----------------------------------------------------------------------------------
.

AINDA O ENIGMA XERÉM.
.
Enquanto o Carlos Alberto come a bola no Vasco, depois de ficar mais de um mês "dando sopa" para ser contratado, o Fluminense vai de Jailton, Leandro Domingues e Marquinho.
.
Em São Paulo, Lenny fez três gols num jogo só e se firma cada vez mais como titular do Palmeiras, lider absoluto do campeonato, cinco pontos a frente do genérico. Enquanto isso vamos de Roger, Ciel, Everton Santos..... QUE DUREZA!
.
Por que será que ninguém da direção tricolor vem a público explicar o porque dessas idiossincrasias?
.
----------------------------------------------------------------------------------
.
THIAGO NEVES
.

Parece que agora ele vem mesmo. A informação partiu do Leo Rabello, o que é quase uma garantia.
.
Dessa vez as matracas de plantão ficaram caladas, o que pode ajudar na concretização do negócio. Se tudo der certo, espero que parem de falar pelos cotovelos, inclusive o René Simões que de uns tempos para cá desenvolveu uma estranha necessidade de aparecer.
.
CALA A BOCA, MAGDA!
.
De qualquer modo, é melhor que a torcida tricolor aguarde a estreia oficial para comemorar o retorno do craque, pois em se tratando de Fluminense tudo é possível.

.